Conjuração mineira – 3ª Parte (Episódio 6)

Diferente do que ocorrera na Índia, no Brasil o movimento teria maiores ambições. Minas contava com 80 mil habitantes dos quais 8% eram brancos e a maioria era de negros livres ou escravos. O movimento mineiro tinha como líderes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), alferes, minerador e tropeiro; Cláudio Manuel da Costa, advogado, minerador… Continuar lendo Conjuração mineira – 3ª Parte (Episódio 6)

Conjuração mineira – 2ª Parte (Episódio 5)

A colônia portuguesa na América do Sul também se beneficiaria dos estudos da ciência na grade pedagógica. Isso se deu logo após a administração do primeiro-ministro português Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal, durante o reinado de D. José I (1750-1777). Adotadas as teorias do Iluminismo nas instituições de ensino portuguesas, esse conhecimento… Continuar lendo Conjuração mineira – 2ª Parte (Episódio 5)

publicado
Categorizado como Sem categoria

Revolta de Beckman (Episódio 3)

Depois que os holandeses saíram do Brasil e com a crise da economia açucareira, tiveram início as recorrentes crises de abastecimento e estagnação econômica Nordeste. Esses problemas afetaram principalmente o Maranhão, que tornou-se, no final do século XVII, uma das regiões mais carentes do país. Para intervir na economia local, Portugal criou, em 1682, a… Continuar lendo Revolta de Beckman (Episódio 3)

Nativismo I (Episódio 2)

Por vinte e quatro anos, de 1630 a 1654, Pernambuco foi governado pelos holandeses. Mesmo com a expulsão destes, a população pernambucana, embora afeita ao sentimento nativista, não chegou ao consenso e organização que a pudesse levar a proclamar a independência. Nessa época não havia uma política de unidade como nação, mas apenas interesses regionais… Continuar lendo Nativismo I (Episódio 2)

Movimentos de Independência (Episódio 1 – Amador Bueno)

Após viajar quase um mês, o príncipe regente D. Pedro chegou a São Paulo, onde, às margens do Rio Ipiranga faria o ato de independência do Brasil, na tentativa de apaziguar os conflitos internos do país. São Paulo, em 1822, era então cidade pacata. Tinha menos de 10 mil habitantes. Toda sua área compreendia apenas… Continuar lendo Movimentos de Independência (Episódio 1 – Amador Bueno)